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Empresas investem na motivação de funcionários PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 26 Maio 2009 13:20

Motivar recursos através de formação, coaching, prémios, mais dias de férias/tempo livre ou outros incentivos pode ser uma boa alternativa em tempos de crise. A MRINetwork Portugal aproveitou o seu estudo Hiring Survey, no qual apura as intenções de contratação das empresas, e desenvolveu uma nova vertente de análise em que apura os meios a que as empresas portuguesas prevêem recorrer, para motivar os seus colaboradores durante o primeiro semestre de 2009.

Analisando o panorama geral, a MRI constatou que mais de metade das empresas inquiridas (57%) pretende motivar os seus talentos recorrendo ao seu desenvolvimento.
 
Em 66% das empresas que prevêem aumentar os seus activos em 2009, os responsáveis pelos recursos humanos mostram-se dispostos para motivar os seus colaboradores através de ferramentas de desenvolvimento.
 
Também os responsáveis das empresas que pretendem manter o número actual de colaboradores prevêem investir com uma maioria de 58% no desenvolvimento do seu capital humano. Já os benefícios monetários ou o aumento de tempo livre apresentam um certo aumento percentual nestas empresas, em relação às que pretendem aumentar os seus quadros, assim como a utilização de outros meios.

Quanto às organizações que querem diminuir os quadros, nenhuma prevê recorrer a meios de desenvolvimento dos seus colaboradores, dividindo-se os resultados entre os benefícios monetários ou tempo livre e outros meios. Verifica-se, igualmente, que o recurso por parte dos responsáveis de recursos humanos às ferramentas de desenvolvimento dos seus colaboradores tem uma relação directa com as suas intenções de contratação.
 
Para concretizar esta análise, a MRI valeu-se de duas das perguntas contidas no Hiring Survey relacionadas com as intenções de contratação das empresas em três aspectos (aumentar, manter ou diminuir) e com a adopção de ferramentas para motivar os seus colaboradores, distinguindo as que geram desenvolvimento, em oposição às que não o geram mas que motivam,  pelos benefícios monetários ou tempo livre que proporcionam.

O estudo compreendeu em Portugal entrevistas a administradores, directores-gerais ou directores de recursos humanos de empresas de todas as dimensões e a operar nos sectores de tecnologias de informação e comunicação, cuidados de saúde, biotecnologia e farmacêutico.

Fonte
Semana Informática
Luísa Dâmaso
Semana nº 929 de 22 a 28 de Maio de 2009

http://www.semanainformatica.xl.pt/929/emp/200.shtml

Actualizado em Segunda, 21 Janeiro 2013 21:18
 

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